II Encontro Gaúcho dos Grupos de Educadores Google 2018








II Encontro Gaúcho dos Educadores Google -
7 de maio
Concomitante ao Senid 2018 - 7, 8 e 9 de maio/2018 - programação
Local: Universidade de Passo Fundo

Organização e realização: Grupo de Educadores Google de Passo Fundo


Contextualização geral

O II Encontro Gaúcho dos Grupos de Educadores Google ocorreu simultaneamente ao 5º
Seminário Nacional de Inclusão Digital. Em 2016, o tema do Seminário Nacional de Inclusão
Digital foi “A liberdade digital de aprender”! Tal temática nasce da constatação de que em um
mundo de conexão, abundância e compartilhamento - tema  do Senid 2014, os sujeitos podem
desfrutar de liberdade para aprender. Tradicionalmente, os processos de aprendizagem tem seus
momentos, temáticas e insumos definidos pela Escola e pela Universidade. Em um mundo de
informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem
sobre os temas de seu interesse. A Educação deve assumir o papel de interlocutora crítica e
criativa com estes sujeitos que possuem uma percepção ampla do mundo, interesses singulares
e relevantes e que não precisam das instituições de ensino como mais uma fonte de informação.
Neste sentido, as tecnologias digitais e suas diferentes apropriações tem papel fundamental na
transformação dos processos educativos formais em um mundo onde a educação deve servir à
formação de sujeitos com futuros imprevisíveis e, portanto, mais do que fonte de informações,
deve assumir o papel de potencializadora de capacidades cognitivas como a valoração da
informação, o pensamento criativo e a resolução de problemas.
A Universidade de Passo Fundo, nestes 12 anos de atividades na área de Inclusão digital,
colaborou significativamente para a transformação da sua região de abrangência, tanto no que
se refere à produção do conhecimento através da abertura de campos de pesquisa, quanto na
articulação de suas ações junto à comunidade através da graduação, pós-graduação e projetos
de extensão. No âmbito desta vinculação com a comunidade, é possível apontar preliminarmente
para o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e para o projeto de extensão Mutirão
pela Inclusão Digital.
Os Seminário Nacionais de Inclusão Digital nascem do imbricamento destas três frentes de ação
e produção do conhecimento da Instituição e está estreitamente vinculado ao Grupo de Estudo e
Pesquisa em Inclusão Digital [http://gepid.upf.br] do curso de Ciência da Computação.
O grupo está organizado em torno de duas linhas de pesquisa, sendo que o evento tem seu aporte
nas pesquisas da linha Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo da linha é
Estudar e pesquisar de tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por
base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a
linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado e doutorado em Educação UPF.
Assim, a trajetória na instituição na área de inclusão digital consolidada nas pesquisas realizadas
no interior do GEPID e nas ações desses projetos de extensão procuraram contribuir para o
atendimento das demandas de informática educativa na cidade e na e região, buscando soluções
viáveis para isso. Por fim, salienta-se que esta proposta vai além do oferecimento de mais um
evento científico, mas consolida-se como uma ação completa e profunda de inclusão digital, a
medida em que prevê a socialização de experiências de inclusão digital. O Senid 2016 tem sua
origem em 6 Seminários Regionais com uma média de 350 participantes, e em três nacionais com
450, 1424 e 2663 participantes, respectivamente.
Em 2018, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “Cultura Digital na Educação”!
Tal temática nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em
xeque as instituições da era industrial - como a escola e a universidade - impõem grandes
diferenças na natureza dos produtos e processos criativos. Nesse sentido, as tecnologias digitais e
suas diferentes apropriações têm papel fundamental na transformação dos processos educativos
formais em um mundo onde a educação deve servir à formação de sujeitos com futuros
imprevisíveis e, portanto, mais do que fonte de informações, deve assumir o papel de
potencializadora de capacidades cognitivas como a valoração da informação, o pensamento
criativo e a resolução de problemas.
Diante desta contextualização, o Grupo de Educadores Google tem suas expectativas vinculadas
às demandas do Senid e juntos, fortalecem-se, bem como proporcionam uma maior disseminação
das ferramentas digitais, incluindo-se aqui as ferramentas Google, especialmente direcionadas ao
campo da educação. Dessa forma, surge concomitante ao 4º Seminário Nacional de Inclusão
Digital, o I Encontro Gaúcho dos Grupos de Educadores Google.
A motivação que levou a criação do Grupo surgiu de, pelo menos, três vertentes. A primeira é a
constatação do poder das ferramentas de computação nas nuvens para a criação de ambientes de
aprendizagem ricos em interatividade e baseados na colaboração e na cooperação. Ainda em
relação a este primeiro aspecto, serviu como motivação o fato de que a internet é um repositório
de informações mais completo a que se pode ter acesso. O segundo elemento motivador da criação
do GEG Passo Fundo refere-se a crença de que o modelo educacional que temos implementado
em nossas escolas e instituições de ensino superior, não contemplam, tampouco aproveitam a
dinâmica do mundo contemporâneo baseada na abundância, no compartilhamento e na conexão.
Assim, a criação de um grupo de educadores Google que tenha por objetivo explorar as
potencialidades da computação nas nuvens em processos de aprendizagem dinâmicos, criativos e
inovadores, pode servir de vetor de transformação da educação. O terceiro elemento motivador
da criação do grupo reside na constatação de que existem muitas pessoas ligadas de alguma
forma a educação e que acreditam no potencial da tecnologia como espaço de aprendizagem
significativa.
O Encontro Gaúcho dos Grupos de Educadores Google foi pensado como oportunidade de reunir,
especialmente os líderes de cada GEG gaúcho para compartilhar experiências, dificuldades,
perspectivas, bem como apresentar as ferramentas Google em formato de oficinas, mesas
redondas e palestras num espaço criado especialmente para os GEGs, bem como em salas dentro
dos espaços do Senid. Ainda, formalizarmos projetos em parceria entre GEGs e executarmos
encontros por hangout com demais Grupos, além dos gaúchos. Também, possibilitar reflexões
profundas sobre diferentes contextos que envolvem o Google, através da presença de
representantes da Foreducation. Por fim, despertar o desejo de outras pessoas para formalizarem
GEG em suas cidades com a pretensão de aumentar a quantidade de Grupos e consequentemente
envolver mais líderes no  Encontro Gaúcho dos Grupos de Educadores Google. Por fim,
possibilitar que as ferramentas Google tenham um alcance maior de utilização tanto na área
educacional como para outras áreas afins.


Objetivo geral

Criar oportunidades de aprendizado, de compartilhamento de experiências, de inspiração e de
capacitação.

Público alvo

Líderes dos Grupos de Educadores Google do Rio Grande do Sul e demais  interessados.

Organização do evento

As atividades deverão ser realizadas em um espaço devidamente organizado dentro dos padrões
arquitetônicos da Google, denominado Espaço Google. Tais atividades consistem em mesas
redondas, palestras, oficinas e momentos de convivência e networking. O Espaço Google
poderá conter inovações tecnológicas da Google para exposição e experimentação por parte
dos participantes. Além disto, pode ser utilizado para networking, encontros breves, reuniões,
mesas-redondas e palestras. A ideia é que, no início do evento, os líderes se organizem no
sentido de ter permanentemente alguém que possa recepcionar os demais participantes do
Senid que queiram conhecer o espaço ou os GEGs.

Programação preliminar do evento

07 DE MAIO DE 2018
Evento Paralelo 6: II  Encontro dos Grupos de Educadores Google do RS
(Momento criado especialmente para que os profissionais que compõem os Grupos de Educadores Google
gaúchos possam realizar atividades de troca de experiência, avaliação e projeção de atividades.)
  • Inscrições:
  • 8:00: abertura com recepção no espaço Google e exposição das atividades.
  • 11:30: Almoço com os líderes e participantes para um bate-papo.
   Manhã
Horário
Mesa Redonda
Mediador
Sala
8h30/9h
Google Classroom: mediação do aprendizado e motivação no uso da tecnologia na graduação e PPG em arquitetura e Urbanismo
Andrea Mussi
(IMED)

9h/9h30min
A programação empoderando as crianças, ensinar a programar é ensinar a pensar
Carmen Scorsatto (IFSUL)

9h30min/
10h
As ferramentas do Google for Education como recursos para o protagonismo do aluno na aprendizagem.
Renata M. E. Abib de Quadros
(Colégio Província de São Pedro)

   
 Obs.: 30min para mediadores, as perguntas serão feitas durante as falas, em um link que
será disponibilizado no momento,  e no final serão respondidas público em geral.

Tarde
Horário
Oficina
Responsável
Sala
13h30 às 15h
Planilhas
Lisandro L Machado

13h30 às 15h
Sites
Greici / Irani

13h30 às 15h
Youtuber
Elis Albano

15h às 16h30
Google Forms
Elisangela S

15h às 16h30
Google Classroom
Renata M. E. Abib de Quadros

15h às 16h30
Aprendendo a programar com Scratch
Irani Roani
Sonia Gabin

 
 Obs.: Traga seu notebook/celular para podermos usar espaços diversos.

  • 18:00: Jantar com os líderes e participantes para um bate-papo
Noite
  • 19:30: Renata M. E. Abib de Quadros - representante Google For Education
  • 21:00: Avaliação do evento e organização para 2020

08 e 09 DE MAIO DE 2018
Participação nas atividades do Senid
Informações/ benefícios proporcionados pelo GEG Passo Fundo e Senid

  • Os líderes de GEG, interessados em participar do SENID 2018, estarão isentos do pagamento da inscrição;
  • Reserva de hotéis, como sugestão [link]

Nenhum comentário:

Postar um comentário